quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Como a Isabeli Fontana pegou o Taylor de trampolim,pisando no Drucker

Drucker(2001) afirma que na Idade Média a técnica, o modo de fazer, o das profissões era passado de mestre para aluno nas corporações de ofício, em uma espécie relacionamento bem peculiar que chegava a durar anos. Esse conhecimento era mantido em segredo e não era transmitido de maneira alguma. Mas com a invenção da imprensa por Guttemberg em 1455 e com a Enciclopédia editada inicialmente por Diderot e  d´Alembert todo o conhecimento de praticamente de todos os ofícios foram descritos e registrados de maneira didática e suscinta. Então Taylor criou a Engenharia e a Administração através   de estudos científicos a melhor maneira de produzir eficientemente produtos em larga escala e a sociedade entrou na Era do Conhecimento.  Naturalmente a experiência conta, mas quando um garoto (ou uma garota) prodígio tem a oportunidade;certamente ele pode rapidamente ser bem sucedido e alcançar o estrelato.Nascida em 83 e com apenas 14 anos de carreira,Isabeli Fontana é hoje uma das modelos mais bem sucedidas e mais bem pagas do mundo.Vejamos as lições de Administração e Carreira que podemos aprender com ela:

  • ·         Consistência : Sempre manteve o mesmo corte de cabelo,desde que começou a carreira em 96,com 13 anos

  • ·         Vantagem competitiva sustentável: “O que faz de Isabelo ímpar é a capacidade de transitar entre campanhas de luxo e de varejo, sem perder o glamour.” – Jackson Araújo


  • ·          Mentora: a própria mãe – não a deixou desistir,mesmo quando ela cogitou devido ao preconceito que Isabeli enfrentou por não ter o biótipo preferido das passarelas

  • ·         Coragem: Com 15 anos se mudou para Milão e depois foi para NY. Fez campanha de Valentino c/ Steven Meisel e começou sua carreira


     Naturalmente, não são todos que tem o talento, beleza e as oportunidades que Isabeli Fontana tem ou teve. Mas é possível trabalhar as competências e habilidades à mão para tornar-se uma estrela futura. Contudo, é importante saber gerenciar também os recursos à mão, saber o momento de aproveitar as oportunidades, trabalhar a rede de contatos, sair para conhecer pessoas e estar atento para as próximas tendências. Todas as pessoas bem sucedidas não sabiam de seu sucesso de antemão: tiveram um sinal, uma oportunidade, um contato e tiveram que apostar. Portanto, olhos abertos.

Tags: Geração Y, Moda, Top Model, Isabeli Fontana, Administração,Carreira


2 comentários:

  1. Jota, é uma alegria saber que resolveu dividir com todos nos seus pensamentos e conceitos sobre a administração através desse blog!!! Quero acompanhar tudo!!!
    Sobre este post, acredito que o sucesso profissional é a consequência de uma série de fatores: predisposição genética, história de vida, exemplos, oportunidades e atitudes. Um fator dependente do outro!!! Portanto, Drucker, Taylor e Isabeli Fontana poderão ser eternos exemplos para todos nós!
    Adorei!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Entrar aqui nesse espaço e aprender com você é muito bom, pois o conhecimento é passado de uma forma clara e precisa. Parabéns! Grande abraço!
    @sonisalim

    ResponderExcluir