sábado, 15 de janeiro de 2011

A Insustentável leveza do Ser - A Tenacidade do Tênis de Agassi

 Desde minha adolescência sempre gostei de quadrinhos.Meu herói favorito? Homem-Aranha.Por que? Porque ele é o mais próximo de nós,"meros humanos":o autor deixa transparecer suas inseguranças,suas preocuações, sua solidão,suas dúvidas, seus problemas de sua sobreviência mundana(problemas afetivos-leia-se namorada;contas a pagar),entre outros.Bem,assim acontece com Agassi. Ele deixa isso bem claro em sua autobiografia Open("Agassi",na versão em português,distribuída pela editora Globo no Brasil)
  Não sei vocês, mas sempre achei que as estrelas/celebridades nascescem com um gene mutante de uma autoconfiança inabalável,blindada a critícas, uma certeza extremamente consistente em seu grande talento e sucesso garantido. Mentira.Ok, algumas tendem a serem mais confiantes, mas TODAS vão penasar em desistir. Se elas não são invencíveis, o que elas tem de tão especial? Eis o que podemos aprender do brillhante tenista de Vegas:

  •  Vocação: No começo ele odiava tênis.Não pelo esporte em si, mas porque ele foi obrigado peloseu pai a abdicar de sua infância para treinar com rigor e ser acompanhado incisivamente por ele .Mas depois viu que realmente tinha vocação para o esporte e não conseguiu se ver fazendo outra coisa. Além disso, fez grandes amigos(famosos e não famosos.Além disso, conseguiu abrir (através do tênis e de sua fama como tenista) a Fundação André Agassi, que proporciona atividades esportivas e educação de qualidade para milhares de crianças carentes
  • Autoconhecimento: Agassi afirma ao longo do livro que sempre teve um problema com autoconhecimento, de não saber quem ele realmente é. Na verdade, ele é perfeccionista, porque ele utiliza o método socratiano, de que a vida é uma eterna busca de autoconhecimento. Ele é uma pessoa leal,generosa, passional e emocional. Encara o tênis como uma arte,um ofício e procura colocar o coração naquilo que faz.
  • Propósito:Teve um momento do livro em que ele se sentiu tão frustrado com  a sequência de derrotas em que ele pensou em se "aposentar" precocemente echegou a doar sua raqueteira para os primeiros  mendigos que viu). Por que ele continuou então? Recebeu um convite para jogar um torneio que fazia questão de sua presença. Ele gostava de jogar tênis. Ele gostava de acertar jogadas perfeitas(winners e aces,como chamamos no tênis).Ele gostava de ganhar partidas,de superar situações adversas,ganhar campeonatos.
  • Treino e Disciplina :Não conseguimos fazer um vaso de barro sem o aquecer para que ele possa permanecer consistente.Também não conseguimos forjar uma espada sem marretadas e sem aqucê-la.Pois bem: também não conseguimos forjar e desenvolver uma habilidade,um caráter,uma competência sem estudar repeditamente lições, sem enfrentar repitidamente desafios semelhantes e crises com princípios parecidos. Simples assim. Não se faz uma omelete sem quebrar ovos.
           Espero que esse post tenha sido útil. Enchentes. Transição de governo. Leve instabilidade de inflação. É pessoal, os desafios estão aí; mas as opotuinidades também. Copo meio cheio, copo meio vazio. Como vocês estão o vendo? Compete a você.Mãos à obra.

Um forte abraço!

Vanderlei Padilha Jr (Jota)

2 comentários:

  1. É muito difícil o momento em que os jovens estão escolhendo a carreira e às vezes têm dúvida e se angustiam com o vestibular. Eu fiquei refletindo na palavra vocação... Quando a pessoa descobre e caminha nela fica tudo mais fácil. E quando a dúvida persiste? E quando nunca conseguimos saber a real vocação? Triste, não? Essa é a realidade de muitos. Feliz aquele que descobriu-se em uma profissão e dela já não vive separado.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  2. Acho q a Educação(com todo respeito)brasileira ñ prepara o jovem para pensar sobre a sua vocação...Quer dizer, ele fica 17 anos estudando e em 1 ano querem que ele decida o que ele vai fazer pelo resto da vida(às vezes decidem por ele(o que é bem pior)
    Tweetei para a Diretora de Redação da Você S.A. que vi três casos felizes de pessoas que fizeram felizes transições de carreira, então, é como disse o imperador-filósofo Marco Aurélio: "Compete a você" =)

    ResponderExcluir