quarta-feira, 2 de março de 2011

Elizabeth I - Conquistando seu lugar ao sol quando não há árvore

   Elizabeth era filha de Henrique VIII,rei da Inglaterra e de Ana Bolena(2ª esposa do monarca inglês).O século XVI era ainda mais machista que o de hoje, então era uma vergonha não ter filho do sexo masculino.Bolena foi rejeitada(suspeita de ter traído conjugalmente) e mandada para o exílio(junto com a filha) pelo rei e Elizabeth foi considerada filha bastarda.

   Anos depois de guerras, conflitos e desventuras, os herdeiros primeiros da linha sucessória morrem e Elizabeth I torna-se rainha da Inglaterra (Eduardo VI,morto com 15 anos, Lady Jane, filha deste, deposta duas semanas depois e depois da morte de Maria I em 1558 - esta por causas naturais). Mas apesar de todas essas desaventuras Lady Elizabeth I mostrou ser uma monarca absolutista muito mais competente do que seu honrado pai:  
- Religião:unifica a Inglaterra sob a religião protestante(acabando com os conflitos,Cultura: floresceu grandes pensadores como Shakespeare e Francis Bacon, Império:conquistou as terras da Escócia e América do Norte


Vejamos as lições que podemos aprender da melhor monarca inglesa de todos os tempos (seu reinado foi nomeado de "A Era Dourada)

  • Paciência: Já dizia o ditado que é uma virtude.Grande virtude.Na elite,o orgulho, o ego é um grande detalhe; então deve ter sido muito duro para Elizabeth ser relegada ao "submundo" da corte de seu pai.Quando se tem competência,atitude,determinação, vale a pena esperar   

  • Coragem: Tomou decisões ousadas e arriscadas que colocaram em risco a soberania de seu reino (e sua própria vida, naturalmente): com um exército mediano se recusou a se submeter aos interesses de adversários, como os franceses. em contra-partida,investiu pesado na marinha e legalizou a pirataria - resultado:construiu a maior e melhor frota de navegação do mundo.

  • Persistência: No começo, não era querida pelo povo, mas ela tinha personalidade forte, tinha forte convicção em suas decisões e em seus planos e sabia que com o tempo a prosperidade, sua elegância e majestade iriam angariar o respeito do povo. Deu certo

  • Inteligência: Como qualquer profissional sagaz e bem-sucedido inteligente, Elizabeth I esperou silenciousamente sua chance enquanto traçava seus planos. Tudo que ela fez foi com precisão,eficiência,eficácia.
      "Nunca, nunca, nunca desista" - Sir Winston Chirchill

      Se ainda não chegou sua chance, ela chegará. A vida tem muitos obstáculos.É ingênuo aquele que imagina que o vencedor nunca é rejeitado, nunca perdeu. Tudo isso faz parte de seu percurso, de um processo de crescimento, de desenvolvimento que nem sempre é muito fácil de lidar.









   
     

Um comentário: