sábado, 18 de junho de 2011

A vitória do talento - O Futebol Arte do F.C. Barcelona

      
        Há uns 5 anos atrás, um técnico de futebol tinha que escolher entre ganhar jogando um futebol feio e defensivo,aguardando a chance de um contra-ataque;ou se conformar em jogar um futebol belo;mas infeciente. Bom, recentemente o F.C. Barcelona, um dos mais tradicionais clubes do mundo quebrou esse tabu(. Com seu futebol-arte e ofensivo, ele não só foi considerado como o maior F.C. Barcelona de todos os tempos como chegou a ser comparado com o Santos de Pelé!E não só isso:ganhou já os dois mais importantes títulos que disputou: o campeonato nacional e a copa intercontinetaleuropéia(Campeonato Espanhol e a Champions League). Mas o verdadeiro segredo não está nos jogadores talentosos(isso muitos times estão cheios e não ganham nada), mas sim na liderança vitororiosa de seu técnico e líder Josep Guardiola.


O maestro

       Guardiola, o técnico, desde que chegou em 2007, não pára de ganhar títulos (já ganhou três Campeonatos Espanhóis e duas Champions League e foi campeão Mundial de Interclubes da Fifa). Poderia muito bem escolher pelo caminho mais seguro e optar pela tática de um futebol defensivo e baseado no contra-ataque(afinal,quem não ganha perde o cargo).Mas não,resolveu inovar: optou por um caminho mais ousado. Eis o que podemos aprender com o "maestro:
  • Arte e responsabilidade: O toque de bola do Barcelona é envolvente,hipnotizante.Todo jogo o Barcelona domina,ficando sempre com no mínimo 70% do tempo com a bola nos pés.Quando não está, os jogadores(mesmo os craques Messi,Iniesta e Xavi obedecem às instruções do técnico)
  • Um por todos,e todos por um: Puyol, o capitão do Barcelona,ao levantar a taça de um título, ofereceu a Abdal, que se esforçou para jogar a final(não foi fácil - ele estava com câncer).Messi é o melhor do mundo,mas ainda assim ele joga pelo time:arma jogadas, faz gols -ao contrário de jogadores que só buscam holofotes. É este espírito de equipe que Guardiola conseguiu inspirar em seu time
  •  
  • Administrção é arte: Décadas e décadas estudiosos discutem se Administração é arte. Através da lideraça você consegue unir culturas diferentes,consegue fazer um ser humano superar uma doença e obtém um espetáculo que enche os olhos - não há dúvidas - Administração é arte sim!
     Guardiola se tornou o técnico mais jovem a conquistar duas Champions League, com 40 anos. Sir Alex Fergusson(o melhor gestor de futebol do mundo),técnico do Manchester United, sua última vítima, disse que que o F.C. Barcelona foi o melhor time que viu jogar em toda sua vida. Foi no Barcelona que Guardiola estreou como treinador, então mais uma vez bate-se na tecla de que a liderança não é inata, ela é desenvolvida. A liderança é uma questão de caráter, de justiça, de exemplo e de determinação. Ponto.

    5 comentários:

    1. Parabéns, @vandpadilhajr , às vezes o caminho da vitória não é o mais lógico. É importante ter a sabedoria de trilhar por atalhos com determinação e um pouco de intuição.
      Amei estar aqui aprendendo com você mais uma vez!

      Abraços!

      @soniasalim

      ResponderExcluir
    2. Obrigado, Sônia! É isso aí - É essa a essência do empreendedor - medir os riscos e inovar - fazer as coisas de seu jeito, encher os olhos de quem vê e trilhar seu caminho. Tentativa e erro, cair e levantar,vencer e perder - tudo isso faz parte dos negócios(e da vida, por que não)

      Obrigado pelo comentário, amiga! ;-D

      @vandpadilhajr

      ResponderExcluir
    3. Vanderlei, eu comecei a ler "O Segredo de Luísa", de Fernando Dolabela. Estou com expectativas de adquirir conhecimentos do mundo do empreendedorismo. Ele diz que "o empreendedorismo é um fenômeno cultural, ou seja, empreendedores nascem por influência do meio em que vivem". Isso vem corroborar o que você disse no final de seu texto.

      E para agitar esse espaço vou deixar uma questão para você:

      Um blog pode ser considerado uma empresa? Pois, eu quero fazer de meu blog uma empresa.

      Abraços! Até mais!

      @soniasalim

      ResponderExcluir
    4. Sem dúvida! Tenho um caso bem interessante, apesar de não muito nobre. É o da Bruna Surfistinha. Na época, Bruna("nome de guerra" de Raquel Pacheco) contava suas aventuras "amorosas" e dava notas a seus parceiros sexuais. Um editor achou interessante a história e resolveu fazer da vida da prostituta um livro(que virou um grande fênomeno editorial -"O Doce Veneno do Escorpião" - vendeu 250 mil exemplares) que virou o filme estrelado pela Débora Secco.

      No seu caso - seu blog pode atingir anunciantes que tenham a ver com seu público(não pequeno,diga-se de passagem).Utilize suas influências(amigos que trabalham na área de marketing de anunciantes em potencial) e não tenha medo de arriscar! ;-)

      Boa sorte! Não se esqueça: Deus é contigo!

      ResponderExcluir
    5. Amém! Muito interessante tudo o que disse. Eu tomo posse desses conhecimentos que você colocou à minha disposição para encontrar caminhos e tornar o meu blog uma empresa de sucesso, o que já vem alcançando em visualizações.

      Obrigada pela gentileza.

      Grande abraço!

      @soniasalim

      ResponderExcluir